O açúcar é um dos ingredientes mais utilizados na culinária e vistos por muitos como um dos vilões na alimentação do dia a dia.
O famoso açúcar refinado é resultado de um longo processo químico e seu refinamento reduz seu valor nutricional. Sua cor branca existe justamente por conta desses aditivos químicos .
Porém, você sabia que existem alternativas mais saudáveis para adoçar as receitas do que o famoso açúcar branco?
Uma dessas opções é o mascavo, que assim como o branco, é feito a partir da cana de açúcar, mas não passa por nenhum processo de refinação e clarificação.
Isso faz com que ele seja mais nutritivo que o refinado, pois consegue preservar vitaminas e minerais.
Além disso, o açúcar mascavo é a forma mais bruta do produto e é menos calórico que o branco (embora seja uma diferença pequena).
Sua cor é marrom ou dourada e o seu sabor é forte e similar ao caldo de cana.
Os dois são considerados opções do açúcar bruto, pois são extraídos após o cozimento do caldo de cana e possuem um sabor caramelado.
Com toda a certeza, ambos são são menos calóricos e mais nutritivos que o açúcar comum.
Porém, entre os dois, o demerara acaba sendo o "menos natural" pois passa por processos mais leves de refinamento durante a sua produção.
Dessa forma, o demerara seria uma opção que está entre o o branco e o mascavo.
O mascavo tem um sabor mais intenso devido ao melaço da cana, mas pode ser usado da mesma forma que o açúcar branco.
É uma ótima substituição para o refinado e pode ser usado para adoçar qualquer alimento ou receita.
Quem deseja trocar o refinado pelo mascavo deve começar de forma gradual. Uma forma de fazer isso é inserindo o mascavo em sucos e cafés.
Pode ser usado na preparação de pratos doces quando o sabor se tornar mais agradável.
Bolos, pães, tortas, sobremesas, geleias e outras receitas são exemplos desse tipo de preparo.
Apesar de o mascavo apresentar vantagens em relação ao refinado, ainda é açúcar.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda moderação no consumo de açúcar. Isso se aplica a todos os tipos, processados ou não, e de qualquer origem.
É recomendado que a quantidade diária de consumo não exceda 5% do total de calorias diárias. Isso equivale a mais ou menos 25g por dia.
A quantidade máxima de carboidratos que cada pessoa deve consumir diariamente é diferente. O ideal é sempre consultar o médico e o nutricionista que acompanha o caso. Assim, eles indicarão a quantidade ideal de consumo diário do ingrediente.
Informações Adicionais: Não contém glúten.