O cardamomo é mais uma das grandes especiarias vindas da Índia, país que presenteou o mundo com uma quantidade imensa de sabores.
Entender todo o potencial desse tempero pode transformar completamente as receitas que você já conhece. Não acredita? Então continue aqui conosco!
É um tempero que pertence à família do gengibre. Contudo, não se trata de uma raiz.
O cardamomo se apresenta em forma de vagem, em que dentro estão as sementes. São elas que usamos na culinária, na forma de temperos. Também é possível usar o cardamomo em pó.
Nem sempre é fácil conseguir um cardamomo de boa qualidade, como os oferecidos pela Bombay.
Por isso, o preço dessas sementes pode variar: elas costumam ser mais caras do que outros condimentos de plantio mais fácil.
O cardamomo serve para dar sabor e aroma às receitas. Ao contrário da maioria dos condimentos, seu sabor é adocicado.
Sendo assim, ele é muito associado ao preparo de doces, embora seu uso nos preparos salgados também seja muito popular, principalmente na Ásia.
O cardamomo é uma planta que se destaca entre as ervas aromáticas. Então, essa é a primeira dica de uso desse tempero: trazer aroma às receitas.
Para que serve o cardamomo? Além do aroma, o cardamomo traz sabor adocicado, frescor e calor aos preparos. Não confunda calor com picância! Essas sementes não trazem ardor.
O sabor da semente do cardamomo se assemelha ao de algumas plantas, como o eucalipto, a hortelã e a menta, embora não sejam exatamente iguais.
Por isso, ele é muito usado na panificação e na confeitaria. Nesses preparos, você pode incluir a semente inteira ou triturá-la com um pilão.
Dica: Algumas pessoas esquentam as sementes na frigideira antes de usá-las. Dessa forma, óleos essenciais são ativados, potencializando aroma e sabor.
Nos doces, o cardamomo combina muito bem com o cravo-da-índia e com a canela — é um exemplo de ervas e especiarias que potencializam o sabor umas das outras.
Nos pratos salgados, é comum que o cardamomo esteja presente nas misturas usadas para temperar e refogar os alimentos. Nesses casos, ele complementa os sabores, sem se destacar.
É possível usar o cardamomo no tempero para peixes de sabor suave, como o salmão e marinadas para carnes.
Receitas com cardamomo: você pode usar as sementes no café. Basta incluir as sementes moídas no pó de café, na hora de coar.
O chá de cardamomo é uma delícia e muito simples de ser feito. Para uma xícara, recomenda-se o uso de três sementes e os seguintes passos:
O cardamomo ainda pode complementar outros chás, como o chá de alecrim.
Por ter sabor adocicado, o cardamomo pode ajudar a disfarçar o amargo e a substituir o açúcar em bebidas como o chá, além de tornar os pães mais saborosos.
Na medicina tradicional da Índia, o cardamomo é usado para melhorar a digestão. Por isso é comum que se beba o chá dessas sementes após as refeições.
A Bombay seleciona sementes de cardamomo de ótima qualidade. É mais sabor e aroma para as suas receitas! Tudo 100% vegano e livre de glúten.