Entre os benefícios do sal rosa está o fato dele não passar por refinamento, ou seja, as suas características originais são mantidas, como coloração e, também, nutrientes essenciais.
O processo de refinamento do sal de cozinha que usamos em nosso dia a dia faz com que esse alimento perca valor nutricional. Portanto, o sal rosa pode ajudar quem o consome a ingerir sais minerais importantes para a nutrição.
Contudo, é importante esclarecer que o consumo de sal ainda deve ser moderado, já que o excesso pode gerar problemas de saúde devido ao sódio.
Algumas pessoas recorrem ao sal rosa justamente para diminuir o consumo de sódio. Como ele tem sabor mais intenso, é necessário acrescentar menos sal aos preparos.
Além disso, muita gente se pergunta: “sal rosa emagrece?”. Ainda que seja mais saudável, não há evidências de que ele contribua para a queima de gordura.
Existem muitos tipos de sais que podem ser usados na culinária. Entre eles, estão o sal rosa, o sal refinado e o sal marinho. Entenda as diferenças.
É o sal branco refinado. Normalmente, o sal de mesa tem retirado quase todos os seus minerais, sobrando apenas cloreto de sódio.
Ele é branqueado com produtos químicos e aquecido a temperaturas extremamente altas.
O sal é tratado com agentes antiaglomerantes, úteis durante o armazenamento do sal, mas, muitas vezes, prejudiciais ao nosso organismo.
Assim como o sal rosa do Himalaia, o sal marinho tem preservado os seus mais de 80 minerais importantes para o corpo.
É, portanto, mais saudável que o sal refinado de cozinha. Porém, ao contrário do sal do Himalaia, ele está sujeito à contaminação pela poluição dos oceanos.
Isso porque a presença de microplásticos é cada vez mais comum nos mares de todo o planeta.
O sal rosa pode ser aplicado da mesma forma que o sal tradicional, como ingrediente de receitas culinárias ou como sal de mesa para temperar saladas, por exemplo.
Com o sal rosa fino fica muito mais prático de salgar as suas receitas sem a necessidade de ter que moer.
Basta acrescentar a quantidade que deseja no prato, antes da preparação ou ao fim, como substituto do sal de cozinha.
Já o sal grosso rosa pode ser usado no seu churrasco, como substituto do sal grosso comum, sendo uma ótima parceria para temperos usuais em assados, como o chimichurri e o lemon pepper.
Já a pedra de sal rosa é usada para assar carnes e vegetais, salgando-os no preparo.
Todavia, lembre-se que o sal não é o único tempero que existe. Aprender os sabores das especiarias, como a páprica defumada e a cúrcuma em pó, trará mais vida às suas receitas.
Agora que você sabe tudo sobre sal rosa, tome cuidado para não comprá-lo em lugares que não são confiáveis. Muita gente tinge o sal comum, vendendo-o como sal rosa.
Por isso, a Bombay é a sua melhor e mais confiável opção. Veja nossas prateleiras virtuais e adquira produtos de qualidade!